Ei você! Tá pensando em se aposentar como trabalhador rural, mas não sabe direito como funciona? Relaxa que eu vou te contar tudo.
Olá, queridos leitores! “Quem tem direito a aposentadoria rural 2023?”
Hoje nós vamos falar sobre um assunto que está na boca do povo: aposentadoria rural em 2023! Quem tem direito e quem não tem? Quem está na peleia para conseguir o benefício? Vamos descobrir tudo isso juntos!
O que é essa tal de aposentadoria rural?
Então, se você tá pensando em se aposentar como trabalhador rural, eu vou te dar umas dicas que vão te ajudar a entender tudo!
Olha só, o que é aposentadoria rural? Simples, eu te conto! Todo mundo que já trabalhou no meio rural, incluindo os pescadores artesanais. E olha só, até o servidor público que trabalhou no campo pode pedir a aposentadoria rural no seu próprio regime! Legal, né?
Mas agora você deve tá se perguntando: como funciona essa aposentadoria rural? Tem três tipos:
- aposentadoria por idade rural,
- aposentadoria por idade híbrida (com tempo rural e urbano) e,
- aposentadoria por tempo de contribuição urbana com contagem de tempo de atividade rural.
Ah, e se você quiser se aposentar por idade, só computando o tempo rural, tem que ter trabalhado por pelo menos 15 anos e ter no mínimo 60 anos de idade (homens) ou 55 anos (mulheres).
Ah, e outra coisa importante: se você trabalhou na cidade e campo, precisa ter no mínimo 65 anos (homens) ou 60 anos (mulheres) pra se aposentar por idade. Ou seja, trabalhar na roça tem suas vantagens, né?
E olha só, na aposentadoria rural não tem essa exigência de contribuição pra previdência, só precisa comprovar que trabalhou na atividade. Mas olha só, não basta ter tirado nota em seu nome não, você tem que ter trabalhado mesmo na roça.
Aposentadoria hibrída: você já ouviu falar?
Olha só, essa aposentadoria é ótima pra quem trabalhou tanto na cidade quanto no campo, porque ela conta tanto tempo rural quanto urbano.
Mas tem uma diferença, ela é híbrida, ou seja, conta tanto tempo rural quanto urbano. E agora, pra quem quer se aposentar em 2023, a idade mínima pra mulher é de 62 anos e pros homens é de 65 anos, com 15 anos de trabalho, juntando a lavoura com a cidade.
Então, olha só essa dica, se você trabalha na cidade e já tem a idade suficiente para se aposentar, mas ainda não conseguiu o benefício porque não tem o tempo mínimo de trabalho, sabe o que você pode fazer?
Isso mesmo, se você trabalhou na roça, você pode incluir esse período, juntando com o tempo da cidade para poder fechar o período mínimo exigido e pá….aposentadoria concedida. Demais, não é mesmo?
E aí, tá entendendo tudo direitinho? Essa aposentadoria é uma boa opção pra quem trabalhou tanto na cidade quanto no campo. E olha só, se precisar de ajuda, pode contar com a gente, tá?
Quer saber mais? Clique aqui e saiba: quem tem direito a aposentadoria hibrida.
Você pode usar o tempo rural na aposentadoria por tempo de contribuição
E agora, presta atenção nessa informação importante: mesmo sem contribuir pro INSS, o tempo de atividade rural pode ser contado na aposentadoria por tempo de contribuição, exatamente! Só que tem algumas regrinhas:
- Você tem que ter trabalhado como trabalhador rural ou em regime de economia familiar, sem ter empregados ou finalidade de comércio ou turismo.
- Só é possível contar o período anterior a 1991.
- Você tem que ter no mínimo 15 anos de trabalho na cidade.
E olha só, tem mais uma coisa: pra acrescentar o período de atividade rural ou de pesca artesanal no tempo de contribuição, dá pra contar o trabalho feito junto com os pais desde os 12 anos de idade, até um dia antes de começar a trabalhar de carteira assinada ou de constituir patrimônio. Só que é preciso comprovar a atividade rural, tá bom?
Certo, mas como comprovar a atividade rural? Quem tem direito a aposentadoria rural 2023?
Então, vamos lá, segura essa onda aí que eu te ensino como comprovar o tempo de atividade rural e garantir sua aposentadoria.
Primeiro passo: preencher a “Autodeclaração de Segurado Especial”. Essa trem aí é tipo um formulário do INSS, entendeu? Você precisa preencher informações do seu trabalho no campo, tais como: local, como era a propriedade, tipo de trabalho, pessoas envolvida, períodos, etc.
Segundo passo: junta tudo quanto é prova que possa comprovar a sua atividade no campo, meu amigo, tais como:
- Declaracão do sindicato rural,
- bloco de produtor, documento da terra,
- comprovante de recolhimento de contribuição e pagamento do ITR, entre outras.
E aí, já juntou tudo isso? Então bora para o próximo passo.
Terceiro passo: indica o nome de três a seis testemunhas que possam prestar depoimento para o INSS. Não precisa ficar nervoso, pode ser gente do seu convívio mesmo, tipo aquele vizinho que sempre tá de olho no seu terreno. Ah, e pode ficar de tranqulo que essas testemunhas podem ser ouvidas na agência do INSS mais próxima da sua casa.
Ah, deixa eu te falar outra coisa: muita gente tem dificuldade na documentação. Por isso é sempre importante conversar com seu advogado de confiaça, porque ele sabe certinho como conseguir documentos que você nem imagina.
Valor e cálculo da aposentadoria
Aqui, além de você saber Quem tem direito a aposentadoria rural 2023, também vamos falar de valores.
Bora falar sobre o valor da aposentadoria rural por idade?
Então, se você trabalha na agricultura familiar ou pesca artesanal e comprova o tempo necessário, o valor da aposentadoria é um salário mínimo! É isso aí, amiguinhos, só um salário, mas é um dinheirinho para ajudar nas despesas da vida.
Mas e a aposentadoria híbrida por idade, como era calculada antes da reforma? Olha só, para quem completou os requisitos antes de 12/11/2019, o valor era de 70% da média dos 80% maiores salários de contribuição desde 07/1994 até o mês anterior ao pedido, somando 1% para cada ano completo de trabalho a partir dos 15 anos, limitando-se ao percentual de 100% do salário de benefício.
Ufa, muita conta, hein?
E como ficou o cálculo da aposentadoria híbrida por idade depois da reforma?
Agora a média salarial considera todas as remunerações do segurado, sem o descarte das menores, o que pode fazer a média salarial cair. Depois da reforma, o segurado vai receber 60% da média de todo período contributivo + 2% para cada ano de contribuição acima de 20 anos de contribuição para os homens e acima de 15 anos de contribuição para as mulheres, até o limite de 100%. Vixi, tá complicado mesmo!
Mas se ficou com dúvida, vem conversar com a gente, ok?
Solicitar a aposentadoria por idade rural
Para solicitar a aposentadoria rural, não adianta ficar só pensando.
É preciso agendar e se preparar direitinho. Um advogado especializado em previdência social pode te ajudar a entender melhor os direitos e garantir que todos os documentos necessários estejam em ordem para o reconhecimento da atividade rural.
E olha só, a Pereira & Sá, possui advogados especialistas em aposentadoria rural que podem te ajudar em todo o processo. Então já sabe, né? Agende um horário e solicite a sua aposentadoria rural com tranquilidade e segurança!
COMO RECEBER A MELHOR APOSENTADORIA
Os 4 passos valiosos para você se aposentar bem e não perder dinheiro na hora de receber seu benefício. Baixe agora mesmo o nosso manual gratuito de como receber a melhor aposentadoria possível e com isso evitar que você perca dinheiro na hora de solicitar seu futuro benefício.
0 Comentários