É possível solicitar a aposentadoria pela internet? Saiba como fazer isso da sua casa!
Já te adiantamos que é possível solicitar a aposentadoria pela internet sim, e isso é feito por meio do Meu INSS. Então, você realiza o pedido da sua aposentadoria pela internet, podendo ser de um computador ou celular.
O Meu INSS é uma plataforma que surgiu com o objetivo de facilitar o pedido de aposentadoria. Por isso, ele tem ajudado diversas pessoas a conseguirem os benefícios do INSS, em especial a aposentadoria.
Por esse motivo, hoje iremos te explicar como funciona e como fazer o pedido do benefício pela plataforma Meu INSS. Queremos que você aprenda a pedir o seu benefício de forma rápida e sem complicações pela internet.
As dicas que trouxemos hoje podem aumentar as chances de o seu benefício ser concedido sem a necessidade de uma ação judicial. Essas ações costumam levar tempo até serem concluídas. Então, o pedido pela internet é muito mais fácil.
Para entender se é possível solicitar a aposentadoria pela internet, você vai conferir os seguintes tópicos:
- Mas, afinal, o que é o Meu INSS?
- É benéfico utilizar o Meu INSS?
- Então não pode usar o Meu INSS pelo celular?
- Principais serviços oferecidos pelo Meu INSS
- Quais documentos vão te ajudar no pedido do benefício do INSS?
- É possível solicitar a aposentadoria pela internet sozinho?
Boa leitura!
Mas, afinal, o que é o Meu INSS?
O primeiro passo para entender melhor sobre o seu pedido de benefício pela internet é conhecendo o Meu INSS. Desse modo, saiba que o Meu INSS foi criado pela Previdência Social em 2018.
Nesse sentido, estamos falando de uma plataforma online, que traz como principal objetivo oferecer serviços previdenciários de modo digital aos segurados do INSS. Dentre os principais serviços que encontramos na plataforma, é possível destacar a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e especial.
Sendo assim, vemos que o site trouxe como proposta a redução do número de pessoas que vão até às Agências da Previdência Social (APS). Inclusive, a plataforma é tão ágil (quanto às respostas) quanto o INSS. Assim, os segurados recebem um rápido atendimento dos seus pedidos de benefícios tudo isso de maneira virtual.
Em resumo: todo o trabalho é realizado pelo computador ou pelo aplicativo.
É benéfico utilizar o Meu INSS?
Como você viu até agora, o Meu INSS é uma plataforma com respostas rápidas. Além disso, ele retira a necessidade de você se deslocar até uma agência. Isso significa que você não precisa enfrentar grande filas e sair de casa para resolver um pedido de benefício do órgão.
Imagine a dificuldade enfrentada pelo trabalhador que mora mais longe, em regiões afastadas do centro urbano ou zonas rurais. Se este é o caso, com certeza o Meu INSS é uma ótima opção para pedir o benefício.
Um destaque importante é que o Meu INSS pode ser acessado também por um celular. No entanto, nós não recomendamos essa prática. Isso porque quando o pedido de benefício é feito por esse tipo de dispositivo, você pode esquecer de algum documento. Isso sem contar que é mais prático ter e ver toda a documentação digitalizada pelo computador.
Então não pode usar o Meu INSS pelo celular?
Não foi isso que dissemos. Você pode sim (e deve) usar o Meu INSS pelo celular. Contudo, evite esse uso para o pedido do benefício. Essa utilização móvel pode ser benéfica, por exemplo, quando você deseja acompanhar o status do seu pedido de aposentadoria.
O ‘Meu INSS’ facilita bastante o pedido de benefícios previdenciários, como é o caso da aposentadoria. E quando essa solicitação é feita pelo computador, você pode analisar com calma tudo que precisa ser enviado.
Além disso, o site do INSS é muito intuitivo. Afinal, ele indica tudo o que você deve pode fazer em cada tela do pedido de um benefício. O único ponto que pedimos atenção é no caso de instabilidade do site. Nesses casos, você não conseguirá realizar algum tipo de consulta ou o próprio pedido em si.
Principais serviços oferecidos pelo Meu INSS
Como foi dito até agora, o Meu INSS é uma plataforma completa e que facilita o pedido do seu benefício. Mas você sabe o que dá pra fazer nesse site?
Hoje em dia, são mais de 21 serviços oferecidos no site pelo INSS. Alguns deles são:
– Comunicação de acidente de trabalho (CAT);
– Consulta ao Cadastro Nacional de Informações Sociais, o conhecido CNIS;
– Emissão de guias de pagamento;
– Requerimento de perícia médica;
– Requerimentos de aposentadorias (todas as modalidades); e
– Requerimentos de benefícios por incapacidade, como Auxílio-Doença.
Essas são apenas algumas das inúmeras funções que o site oferece para você ver como é possível fazer várias coisas pelo Meu INSS.
Quais documentos vão te ajudar no pedido do benefício do INSS?
Se você decidiu utilizar o Meu INSS para pedir o seu benefício previdenciário, saiba quais documentos podem facilitar essa solicitação.
De antemão, tenha em mente que, como o site do Meu INSS é online, você deve ter a documentação no computador nos formatos .jpg (de fotos) ou .pdf (de arquivos). Mas a indicação é em .pdf, uma vez que o site não aceita arquivos maiores que 5 Megabytes (MB).
- Documento de identificação pessoal: a cédula de identidade (RG) que conste o número do seu CPF. Se o RG não tiver o CPF, é preciso anexar o cartão ou comprovante com número junto ao seu nome.
- Carteira de Trabalho: a Carteira de Trabalho e Previdência Social, a famosa CTPS, é fundamental para provar o vínculo de trabalho que teve ao longo da vida.
- Extrato Previdenciário CNIS: O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) pode provar todas as contribuições feitas ao INSS. Isso inclui os salários que influenciam no valor de seu benefício.
- Comprovante de residência: esse documento precisa ser de um endereço válido no Brasil, como uma conta de luz, água, telefone ou internet, declaração do Imposto de Renda, extrato do FGTS, escritura do imóvel ou fatura do cartão de crédito.
- Requerimento por escrito: este é um documento opcional, que é guia para o servidor do INSS analisando o pedido de aposentadoria. Nele você deve escrever qual o principal objetivo de cada comprovante. Por exemplo, você tem X tempo de atividade especial e juntou um Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
- Comprovantes de períodos de atividade especial, no exterior e rural: você pode pedir o reconhecimento desses períodos mesmo sem direito à aposentadoria. Isso é feito pelo INSS ou pela Justiça.
- Períodos de atividade especial: aqui você pode usar o PPP, com as atividades insalubres/perigosas, e o Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT).
- Períodos de atividade no exterior: use o contrato de trabalho com todos os dados sobre o seu trabalho fora do território brasileiro.
- Períodos de atividade rural: aqui os vínculos de trabalho podem ser demonstrados pela CTPS e/ou CNIS.
É possível solicitar a aposentadoria pela internet sozinho?
Apesar de o pedido pela internet de um benefício previdenciário ser possível, você precisa de ajuda profissional, como um advogado.
Esse tipo de auxílio é primordial para que você peça da melhor forma a sua aposentadoria. Existem diversos tipos de aposentadoria, mas você sabe qual se encaixa melhor na sua situação?
Para evitar dor de cabeça, conte com um advogado da área previdenciária e sane todas as suas dúvidas!
COMO RECEBER A MELHOR APOSENTADORIA
Os 4 passos valiosos para você se aposentar bem e não perder dinheiro na hora de receber seu benefício. Baixe agora mesmo o nosso manual gratuito de como receber a melhor aposentadoria possível e com isso evitar que você perca dinheiro na hora de solicitar seu futuro benefício.
Artigos Relacionados
0 Comentários