Como ganhar 100% da aposentadoria?

Como ganhar 100% da aposentadoria: será que é possível? A aposentadoria é um dos momentos mais aguardados dos trabalhadores. No entanto, sabemos que a realidade é muito diferente do que nós desejamos.

Isso porque nem todos os segurados do INSS conseguem receber a sua aposentadoria de forma integral. Na verdade, existe um mito de que não é possível ganhar 100% do benefício. Mas claro que isso não passa de uma inverdade.

Nesse sentido, hoje iremos te explicar como ganhar 100% da aposentadoria. Para que essa dúvida seja respondida, nós iremos explorar os seguintes tópicos:

  • Como ganhar 100% da aposentadoria: o que é a aposentadoria integral?
  • Como é feito o cálculo da aposentadoria?
  • Quanto recebe o segurado que reuniu os requisitos antes da Reforma?
  • Quanto recebe o segurado que começou a contribuir depois da Reforma?
  • Como saber o valor que vou receber após me aposentar?

Boa leitura!

Como ganhar 100% da aposentadoria: o que é a aposentadoria integral?

O primeiro ponto que devemos discutir é sobre a aposentadoria integral. Ou seja, o momento em que o segurado recebe 100% de seu Salário de Benefício (SB).

No entanto, a má notícia é que o valor do seu SB passou por alterações após a Reforma da Previdência. Antes da Reforma da Previdência, era feita uma média aritmética dos 80% maiores salários de contribuição a partir de 1994. O lado positivo é que essa regra hoje é usada no direito adquirido. Ou seja, quem cumpriu os requisitos para se aposentar antes da Reforma pode usar esse cálculo.

Leia mais: Quem tem direito a se aposentar pela regra antiga?

Depois da Reforma da Previdência, a regra é obter a média de todos (100%, e não apenas dos maiores) os salários que você teve durante a vida, a partir de 1994. Contudo, ao contrário do que a maioria dos segurados pensam, a Aposentadoria Integral não é um novo benefício em si, e sim o valor que o segurado receberá.

Desse modo, dizer que você deve saber como ganhar 100% da aposentadoria garante um ótimo valor do benefício enquanto segurado, em regra. Mas se o trabalhador recolheu valores baixos ao longo da sua vida, o benefício não terá um valor tão alto.

Como é feito o cálculo da aposentadoria?

O benefício da aposentadoria do INSS é composto pelo Salário de Benefício (SB), porém, em alguns casos, pode ser aplicado ou não um coeficiente, chamado também de redutor. Na maioria dos casos, este coeficiente é reduzido quando o aplicamos no SB.

O primeiro passo é fazer o cálculo da sua média (obtendo o Salário de Benefício). Como foi dito acima, o Salário de Benefício traz como requisito base os seus recolhimentos desde julho de 1994. Entretanto, o valor da média varia do momento em que você começou a reunir os requisitos para a sua aposentadoria.

Portanto, isso faz toda a diferença para saber como ganhar 100% da aposentadoria.

Se você reuniu os requisitos até o dia 12/11/2019, saiba que tem direito adquirido, e por conta disso pode recorrer às regras anteriores à Reforma, obtendo uma média muito melhor. Para encontrar um valor, faça o seguinte levantamento: calcule a média aritmética dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994.

Nem precisamos mostrar como este cálculo é benéfico, afinal, você vai desconsiderar suas 20% menores contribuições. Estes recolhimentos menores costumam ser no início de carreira do segurado.

Não levar em consideração estas contribuições faz com que o SB não diminua, surgindo a possibilidade de melhorar o valor da sua aposentadoria. Destaca-se que, no caso de algumas aposentadorias, como é o caso da antiga aposentadoria por tempo de contribuição, é preciso incluir o fator previdenciário, diminuindo então o valor da média.

Se você reuniu os requisitos a partir do dia 13/11/2019, saiba que entrará para a regra de cálculo do SB que a Reforma da Previdência criou. Agora, o SB é calculado a partir da média aritmética de todos os seus salários de contribuição após o mês de julho de 1994.

Isto é, todos os seus recolhimentos entram nesse cálculo, o que inclui os menores. Esse novo SB se mostra prejudicial para o segurado, já que isso influencia de forma direta no valor que ele receberá no benefício.

Quanto recebe o segurado que reuniu os requisitos antes da Reforma?

Todos que reuniram os seus requisitos de aposentadoria até o dia 12/11/2019 podem receber o valor integral ou não. Isso depende do tipo de benefício previdenciário.

Por exemplo, na aposentadoria por Idade (que incluem para a Pessoa com Deficiência), do SB, você recebe 70% + 1% a cada ano de contribuição. O resultado será o valor da sua aposentadoria.

Já no caso da aposentadoria por Tempo de Contribuição (incluindo para a Pessoa com Deficiência), você precisa multiplicar seu SB pelo fator previdenciário e o resultado é o valor do benefício.

Você vai receber exatamente o seu SB nos casos da aposentadoria por pontos, aposentadoria por Invalidez e na aposentadoria especial. Por fim, na aposentadoria Rural, você terá um salário mínimo como valor do benefício.

Quanto recebe o segurado que começou a contribuir depois da Reforma?

Se você está contribuindo para o INSS, mas começou após a Reforma, saiba que existem alguns requisitos na hora de definir o valor do SB. E novamente isso varia de acordo com o tipo de aposentadoria.

Para as regras de transição (com exceção do Pedágio de 50% e 100%), do SB, você recebe 60% + 2% por ano de contribuição que exceda 20 anos de contribuição (homem) ou 15 anos de contribuição (mulher).

Já no caso da regra de transição do pedágio de 50%, é necessário multiplicar o SB pelo fator previdenciário. O resultado é o valor do benefício. E para a regra de transição do pedágio de 100% você recebe o seu SB.

Na aposentadoria por invalidez, aposentadoria programada e na aposentadoria especial, você recebe 60% + 2% a cada ano de contribuição que ultrapassar 20 anos de contribuição (homem) ou 15 anos de contribuição (mulher). Se o segurado homem, na aposentadoria especial, tiver exercido atividade especial de alto risco, é acrescido +2% ao ano que exceder 15 anos de contribuição.

Na aposentadoria rural especial, você recebe um salário mínimo como benefício do INSS. E, por fim, a aposentadoria da pessoa com deficiência aplica o mesmo coeficiente da Aposentadoria por Idade ou por Tempo de Contribuição (antes da Reforma), a depender do benefício que você tenha direito.

Como saber o valor que vou receber após me aposentar?

Para saber quanto você receberá após se aposentar e como ganhar 100% da aposentadoria, é importante se consultar com um advogado da área previdenciária. Essa é a única forma de planejar o seu pedido de aposentadoria de maneira programada e adequada.

Por meio de uma consulta ou de um planejamento previdenciário, você pode sanar todas as suas dúvidas sobre o tema. Além disso, saberá qual é a sua situação previdenciária no momento.

A aposentadoria integral ainda é possível em 2023, e para garantir isso, tenha o devido auxílio jurídico ao seu lado.

Ficou com alguma dúvida? Conta aqui nos comentários o que você deseja saber sobre como ganhar 100% da aposentadoria.

COMO RECEBER A MELHOR APOSENTADORIA

COMO RECEBER A MELHOR APOSENTADORIA

Os 4 passos valiosos para você se aposentar bem e não perder dinheiro na hora de receber seu benefício. Baixe agora mesmo o nosso manual gratuito de como receber a melhor aposentadoria possível e com isso evitar que você perca dinheiro na hora de solicitar seu futuro benefício.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.